Profª Yara Petrella
CURRÍCULO
Yara Lígia Mello Moreira Petrella
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1976 – GRADUAÇÃO
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
1999 – MESTRADO
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Tema da pesquisa: A Linguagem das Cores nas paisagens Urbanas e
Marinhas de Benedito Calixto
PRÊMIO: Trabalho apresentado na 22 Reunião Anual da Sociedade
Brasileira de Química, na Seção de Físico-Química, de 26 a 28 de maio de
1999, em Poços de Caldas, Minas Gerais
Tema da pesquisa: A Paleta de Benedito Calixto estudada por Microscopia
Raman. Autores: Profa Dra Dalva Lúcia de Faria/ IQ USP, Profa Dra Élide
Monzeglio/ FAU USP, Yara Lígia M M Petrella/ MP USP.
2008 – DOUTORADO
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Tema da pesquisa: Museu Paulista: Um Edifício de Técnica Construtiva
Tradicional de Alvenarias. Análises científicas estudando patologias na
argamassa, pintura externa, umidade,biodeterioração.
ATIVIDADE PROFISSIONAL
De 01/03/1989 a 21/12/1989 - Auxiliar de restauração no Instituto Técnico de
Restauro
De 01/04/1990 a 30/06/1991 - restauradora de pintura, no Instituto Técnico
de Restauro
1991–2023 Ingresso no Museu Paulista da USP, em 1 de agosto de 1991,
como Especialista em Conservação e Restauro de Pintura, através de
concurso público, classificando-se em primeiro lugar.
Supervisora do Serviço de Conservação e Restauração de 1994 a 2017.
Em 18 de novembro de 2023 pela compulsória, término do vínculo com o
Museu Paulista.
1998 – Conservadora / restauradora na Estudio de Conservação e
Restauração desde esta data.
PROJETOS DE CONSERVAÇÃO / RESTAURAÇÃO NO MUSEU
PAULISTA
• 1992 – Restauração da pintura A Inundação da Várzea do Carmo e
Panorama de Santos, ambas de grande dimensão, de Benedito Calixto
• 1993 – Restauração da pintura A Indústria Nacional no Século XVI, de
Oscar Pereira da Silva, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da
USP, na Rua Maranhão 88.
• 1997 - Coordenação do projeto da Conservação / restauração dos
álbuns fotográficos, manuscritos, cadernetas de viagens, de Militão
Augusto de Azevedo em 1997, através do Fundo de Pesquisa do
Museu Paulista
• 1988-1999 -Coordenação da restauração de mobiliário, O Contador,
patrocinado pela VITAE, de agosto de 1998 a 1999.
• 1999- Coordenação do projeto de Conservação / restauração e
embalagem da coleção de 1397 desenhos de Rodolfo e Henrique
Bernardelli, contratando 3 restauradores pelo Fundo de Pesquisa do
Museu Paulista
• 2000 – Restauração de 6 pintura de Antonio Ferrigno: A Florada, A
Colheita, O Lavadouro, Beneficiamento, O Terrreiro, Café para
Estação
• 2000 – Restauração de retratos de Reitores da USP: Gabriel S.
Teixeira de Carvalho, José Mello Moraes, Luciano Gualberto,
Reynaldo Porchat.
• 2001 – Coordenação e participação na restauração da Fotopintura
Santos Dumont em tamanho natural
• 2004 – Restauração das pinturas de Henrique Manzo: Fazenda Velha
Paulista, Fazenda em Campinas, Fazenda Ibicaba, Fazenda São
Carlos, Cafezal da Fazenda Ibicaba, Faenda Soledade, Fazenda
Santo Antonio, Fazenda Sete Quedas, Engenho da Fazenda São
Carlos, Fazenda Monte Alegre, Piracicaba
• 2004 – Restauração da pintura A Baiana, autor desconhecido, sem
data
• 2009 – José Bonifácio entregando a Carta com as Notícias de Lisboa,
de Aldo Locatelli, obra de grande dimensão, 2,00mx8,00m
• 2011 – Restauração das pinturas: Posse da Amazônia, de Fernandes
Machado e Retirada do Cabo de São Roque de Henrique Bernardelli
• 2012 – Restauração da pintura A Conversão do Apóstolo Paulo a
Caminho de Damasco, de Almeida Junior, de grande dimensão.
Coordenação de diversas análises científicas
• 2021 – Pinturas retratos de convencionais do Museu Republicano
Convenção de Itu: Antonio Carlos da Silva Teles, Bernardino de
Campos, Rafael de Aguiar Paes de Barros, Cândido Barata Ribeiro,
José Luiz Flaquer, José Luiz Flaquer, Francisco de Paula Cruz,
Gabriel de Toledo Piza e Almeida, Francisco Glicério de Cerqueira
Leite, Américo B. de Campos, Manoel de Moraes Barros, Cesário
Nazianzeno de Azevedo Mota Magalhães, José Vasconcelos de
Almeida Prado.
• 2022 - Projeto de restauração de 98 pinturas para reabertura do
Museu Paulista, coordenando análises científicas, coordenando
empresas de restauro e equipes internas, propostas enviadas e
aprovadas pelo IPHAN.
• 2022 – Projeto e execução de restauração da pintura Independência
ou Morte, de Pedro Américo 1888, de grande dimensão. Proposta
enviada e aprovada pelo IPHAN. Coordenação de equipe de
restauradores incluindo a moldura.
• 2022 – Coordenação de projeto e contratação de empresa , das
pinturas da Sanca, retratos em marouflage e pintura mural decorativa.
Proposta enviada e aprovada pelo IPHAN.
• 2023 – Restauração das pinturas: Retrato de Ana Matilde Pacheco,
• 2023 – Conservação e restauração de 10 pinturas, retratos, de Tarsila
do Amaral.
Museu Paulista: Francisco Aranha Barreto, Jesuíno Pinto Bandeira,
José Vaz Pinto de Mello, Luiz Antonio de Souza Ferraz, Pedro
Alexandrino Rangel Aranha.
Museu Republicano Convenção de Itu: Victor de Arruda Castanha,
Jesuíno Pinto Bandeira, José Vaz Pinto de Mello, Luiz Antonio de
Souza Ferraz, Pedro Alexandrino Rangel Aranha
• 2023- Restauração pinturas do Museu Republicano Convenção de Itu:
Mulheres do Povo,Dama de Porto Feliz com Mucama, Canoa
Fantasma no Rio Tietê, Monstro Fluvial Piracangava, de Nair
Opromola; Paisagem de Barros.
CURSOS TÉCNICOS EM CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO
De 1988 a 1996 – Diversos cursos de restauração de pintura de cavalete no
Instituto Técnico de Restauro ministrado pelo Prof. Domingo Tellechea.
1993 – Seminário Modernas Técnicas de Restauração de Telas, Prof Gustav
Berger, de 008 aa 10/11/1993, no Centro Cultural São Paulo. Criador da
Beva, adesivo da reentelagem de pinturas.
1994- O Restauro das Obras em Papel, uma introdução às diversas
tipologias de objetos, ministrado por Maurizio Copede ed 18 a
22/09/1994, na Biblioteca Mario de Andrade.
1995- O Universo da Cor, ministrado pelo Prof. Armando Espinosa, na
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, de 16 a 27 de janeiro de
1995.
1996 – Métodos de Análise Científica, ministrado por Marco Ferretti, Centro
Cultural Maria Antonia, de 11 a 18/11/1996.
1996 – Chemistry for Conservators, pelo International Academic Projects,
Londres. Curso por correspondência, de setembro a dezembro de 1996.
1997 – Seminário: Patrimônio Histórico e Conservação Preventiva em
museus, Secretaria de Estado da Cultura, de 24 a 28 de novembro de 1997.
1998 - A caracterização dos materiais artísticos: retirar amostras é sempre
necessário? Ministrado pelo Prof. Marco Ferretti, no Museu Paulista, em 14
de maio de 1998.
1999- Critérios éticos e Estéticos na Restauração de Pinturas, ministrado
pelo Prof David Bomford da The National Gallery de Londres, no MASP São
Paulo, de 8 a 13 de novembro de 1999.
2001-Palestra e Workshop: Conservação de Patrimônio Bibliográfico e
Documental, ministrado pela Dra. Nieves Valentin Rodrigo, de 27 a 31 de
agosto de 2001, na ABER
2002 – Oficina de Conservação de Obras de Arte em Papel, ministrado
por Maria Márcia Pontarolli Dalledone, na ABER, de 18 a 22 de fevereiro
de 2002.
2002 – Novos Desafios em Conservação Preventiva, por Dóris Hamburg,
da Biblioteca de Washington, em 6 de maio de 2002
2003 – Técnicas Construtivas Tradicionais e seu uso na conservação de
edifícios históricos, Ministrado por Beatriz Kuhl ,na FAU USP, de 18 a 22 de
agosto de 2003
2003- Conservação de Esculturas modernas e contemporâneas, ministrado
pelo Prof Derek Pullen, na Pinacoteca do Estado, de 5 a 8 de agosto de 2003
2005- Workshop sobre métodos atômico-nucleares para análise não
destrutiva em arte, arqueologia e conservação, realizado no Instituto de
Física da USP, em 6 de junho de 2005.
2006 – Seminário sobre Cesari Brandi: A Teoria da Restauração, FAU SUP.
Ministrado por Beatriz Kuhl. Nos dias 23 a 31/08 e 01/07, 2006
2006 – I Seminário Municipal: Perspectivas da Preservação do Patrimônio
Histórico, 27 de novembro de 2006
2012- Oficina de Fotopintura ministrada pelo Mestre Júlio Santos no Museu
Paulista, em 13 de novembro de 2012
2016 – Nanotecnologia Aplicada a Conservação e Restauração pelo Núcleo
de Conservação e Restauro da Pinacoteca de São Paulo. Ministrado: Antonio
Mirabile, Nicole Bonelli e Piero Baglioni, em 7 de abril de 2016.
2019 – Conferência APACHE Materiais Inteligentes de Embalagens e
Expositores como Ferramenta para Conservação Preventiva do Patrimônio
Cultural, no MAC USP em 2 de abril de 2019.
Workshop – Uso de Nanomateriais e Novas Gerações de Géis e
Microemulsões na Conservação de Bens Culturais, no MAC USP em 2 de
abril de 2019.
2019 – Preparo de Soluções e Géis para Conservação e Restauro, no atelier
de Liege Zampol, em 14 de dezembro de 2019
ATIVIDADES DIDÁTICAS
1992/1993 – Ministrando Curso de Teoria da Cor e Retoque, no Instituto
Técnico de Restauro, de março/1992 a dezembro/1993.
1994- Curso de Difusão Cultural no Museu Paulista: Iniciação à restauração
de pintura de cavalete, de 4 a 15 de abril de 1994
PALESTRAS, WORKSHOP PROFERIDOS
1994- Mesa Redonda: Disciplina AUP 324 e AUP 326 – Projeto de Sistemas
de Programação Visual I e II. Tema: Espaço, Museu e Sistemas de
Comunicação Visual, 25 de março de 1994, na FAU USP.
1997 – Seminário: Projetos em andamento no Museu Paulista: A Linguagem
das Cores nas paisagens urbanas e marinhas de Benedito Calixto, em 15 de
setembro de 1997
1997- 2 Semana de Arte e Cultura da USP. Workshop: Conservação e
Restauração de Telas, em 18 de setembro de 1997.
1998- Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura Mackenzie, Evento
Restauro: A Restauração das Pinturas da Sanca no Museu Paulista, em abril
de 1998
1999- Oficina: Douração de molduras em restauração, no Programa das
Atividades Complementares do Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade,
no dia 11 de maio de 1999
2001 – Palestra no Esporte Clube Pinheiros, em 1 de dezembro de 2001, São
Paulo. Tema: Critérios de Conservação e Restauração de pinturas, molduras
obras em papel e mobiliário.
2003 – Métodos não destrutivos de análise e Patrimônio Histórico Cultural:
construindo uma inter-fase no Instituto de Química, pela Profa Dra. Dalva
Lúcia de Faria, em 28 de maio de 2003.
2004 – Ciclo de Palestras Conservação e Restauro na USP, na Casa de
Dona Yayá, em 18 de maio de 2004
2009 – Aula Magna na UNISANTA Universidade Santa Cecília de Santos, no
Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tema: A Restauração de Pinturas,
no dia 26 de março de 2009.
2009 – Palestra na UNIMES Universidade Metropolitana de Santos. Tema:
Museu Paulista um Patrimônio Cultural, em 27 de abril de 2009.
2009 – Palestra no Museu Paulista: A Restauração da Pintura de Aldo
Locatelli, de grande formato (2,00mx8,00m)
2019 – Na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na disciplina
AUT520 da graduação – Prática Profissional e Organização de Trabalho, no
Departamento de Tecnologia da Arquitetura, em 10 de outubro de 2019.
SIMPÓSIOS / CONGRESSOS
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
1997- Palestra no II Seminário Internacional de Conservação e Preservação
Fotográfica, FUNARTE, Rio de Janeiro, de 20 a 24 de outubro de 1997,
representando o Museu Paulista. Tema: Álbuns Fotográficos: a restauração
de álbuns de Militão Augusto de Azevedo.
2013 – 8th Latin American Biodeterioration and biodegradation Symposium
Tema: Case History: Biodeterioration in the Museu Paulista da Universidade
de São Paulo
2017 – LASMAC VI Simposio Latinoamericano de Física y Química en
Arqueologia, Arte y Conservación del Patrimonio Cultural, em La Paz, Bolívia.
Tema: Investigação científica e restauração de pintura de grande formato A
Conversão do Apóstolo Paulo a Caminho de Damasco
CONGRESSOS COMO OUVINTE
1996- VIII Congresso da ABRACOR, em Ouro Preto, de 3 a 8 de novembro
de 1996
2000 – Encontro Conservar para não Restaurar, entre Itau Cultural e o Centre
de Recherche et de Restauration des Musées de France, de 28 a 31 de
agosto de 2000, no Itau Cultural
2001 – Congreso ICOM-CC-METAL em Santiago do Chile de 2 a 6 de abril
de 2001
2001 – Fórum de Profissionais de Reservas Técnicas de Museus, de 26 a 29
de novembro de 2001 no Memorial da América Latina
2002 – 13 Triennial Meeting of the International Council of Museums
Committe for Conservation, Rio de Janeiro, Brazil de 22 a 27 de setembro de
2002
2003- Policromia, A Escultura Policromada Religiosa dos Séculos XVII e
XVIII. Estudo comparativo das técnicas, alterações e conservação em
Portugal, Espanha e Bélgica. Realizado em Lisboa nos dias 29 a 31 de
outubro de 2002, na Fundação Calouste Gulbenkian.
2016 – 5th Latin American Congresso in Archaeometry CLA 2016, no Instituto
de Química da USP de 7 a 11 de novembro de 2016
MEMBRO DE BANCA
2001 – Banca examinadora de exame seletivo para a função de Conservador
/restaurador de Papel no Museu Paulista, em 24 de setembro de 2001
2003 – Banca examinadora para exame seletivo para a função de
Conservador/ restaurador de Papel npo MAC USP, em 31 de outubro de
2003.
2010 – Banca de MESTRADO de Elisa de Mello Kerr Azevedo, na
Universidade São Judas Tadeu, em 24/09/2010
Tema da Pesquisa: O Espaço da Biblioteca e os Fatores que Impactam a sua
Preservação
2020 – Banca de MESTRADO de Laura de Medina Barros, no Instituto de
Química da USP, em 19 de março de 2020
Tema da pesquisa: Caracterização espectroquímica de policromias em
esculturas barrocas brasileiras: estudo e carnações
DOCÊNCIA
Ingresso na Pontifícia Universidade Católica no Curso Superior de Tecnologia
de Conservação e Restauro, através de concurso público, como professora.
Contrato em 26 de julho de 2010 e término em 2012.
• DISCIPLINAS
2010 Natureza e Uso de Materiais
2011 Atelier de Madeira Policronada, Retoque ou Reintegração
2012 Imagens Policromadas, douração
• 2011 – BANCA DE TCC COMO ORIENTADORA
28/06/2011 – Fernando Silva Santos . Tema da Pesquisa: Restauro de
Imagem de madeira policromada de Santo Antonio Século XVIII, reintegração
da douração
28/06/2011 – Maria Izabel Lima Craveiro. Tema da pesquisa: Restauro de
uma tela com reentelamento transparente
28/06/2011 – Ruthe Helena Camargo Ferreira. Tema da pesquisa: Reflexões
sobre citérios adotados na restauração de uma pintura acadêmica de J
Arouche Toledo Rendon
28/06/2011- Sophia Alcântara Barrieu. Tema da pesquisa: Estudo e pesquisa
da pintura acrílica e a problemática da restaurção
15/12/2011 – Ana Luisa Bellen Soukup. Tema da pesquisa: Vernizes para
pintura e restaurações
15/12/2011- Cristiano Alberto Gimenes . Tema da Pesquisa:Reintegração das
imagens sacras
• 2011 – MEMBRO DE BANCA
28/06/2011 – Vivian Freire – Métodos de exame e análise em pinturas
28/060/2011- Heloísa Leite Ribeiro Bediks. Tema da pesquisa: Arte, ciência e
conservação: Fungos como agentes destruidores de obras de arte
15/12/2011- Sandra Carmen Pires Margalho .Tema da pesquisa: Reparações
em rupturas em tela: reentelamento e sutura
15/12/2011- Vaneide Spósito Pastore. Tema da pesquisa: A perda pictórica
cuzquenha e a paleta andina. Relato de restauração de quadro cuzquenho.
25/12/2011- Rejane Terretto D’Azevedo. Tema da pesquisa: A Virgem de
Cocharcas, conservação e restauração de uma pintura cuzquenha
TRABALHOS PUBLICADOS
• Capítulo de Livro
Petrella, Yara Lígia MM. Conservação e Restauração das pinturas da Sanca.
Witter, José Sebastião (org). Um Monumento no Ipiranga: História de um
Edifício Centenário e de sua Recuperação. São Paulo: Museu Paulista /
FIESP, p.116-165, 1997.
• Revista
Petrella, Yara Lígia MM. Comentários sobre Restauração de Pintura de
Cavalete, A Indústria Nacional do Século XV, de Oscar Pereira da Silva, da
FAU USP na Rua Maranhão 88..Revista ARTEUNESP n. 10, p,49-70, 1994.
• Jornal / co- autoria
Petrella, Yara Lígia MM, Spigolon, Sônia. Conservação e restauração da
coleçãoo Warner Haberkorn. Diário Oficial do Estado de São Paulo, vol 112,
numero 16, de 24 de janeiro de 2002
OBRAS RESTAURADAS NO ESTÚDIO DE CONSERVAÇÃO E
RESTAURAÇÃO