A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start() [function.session-start]: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_lers3mqftpn1rg2opsranclk50, O_RDWR) failed: Arquivo ou diretůrio n„o encontrado (2)

Filename: controllers/controller.php

Line Number: 8

Curso da Lingua Internacional Esperanto - Templo da Arte

(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Cursos Outros Cursos Curso da Lingua Internacional Esperanto

Curso da Lingua Internacional Esperanto

CURSO DA L√ćNGUA INTERNACIONAL ESPERANTO

O Esperanto √© uma l√≠ngua Internacional Neutra, que vem sendo disseminada no mundo com o apoio da UNESCO e de in√ļmeros organismos internacionais. Por qu√™? Porque o mundo precisa se entender e o Esperanto √© uma l√≠ngua neutra, que n√£o pertence a nenhum pa√≠s ou povo e por isso n√£o carrega estigmas de √≥dio causados por guerras ou disputas inerentes a lutas pelo poder. O Esperanto √© reconhecido mundialmente como a l√≠ngua da aproxima√ß√£o entre os povos.

O Esperanto √© a melhor ferramenta lingu√≠stica para a prote√ß√£o da diversidade lingu√≠stica e cultural de um mundo que intensificou sua globaliza√ß√£o com a revolu√ß√£o das telecomunica√ß√Ķes. O Esperanto n√£o substitui e n√£o se imp√Ķe: caminha junto das culturas locais, abrindo-lhes canal de express√£o entre os povos. O Esperanto √© reconhecido como a melhor ferramenta para a democracia lingu√≠stica nas rela√ß√Ķes internacionais, porque sua neutralidade e facilidade a coloca √† disposi√ß√£o de todos e coloca todos em p√© de igualdade √† mesa das na√ß√Ķes.

Além disso, a Língua Internacional Esperanto é uma língua propedêutica, ou seja, é facilitadora do aprendizado de línguas.

E n√£o para a√≠: o Esperanto √© muito mais f√°cil de se aprender que qualquer l√≠ngua nacional. Sobre sua facilidade, o diretor da Faculdade de L√≠nguas da Universidade de Sidney, Austr√°lia, Alex McAndrew, obteve com metodologia cient√≠fica os seguintes comparativos: para o mesmo grau de aquisi√ß√£o conseguido com 100 horas de estudo do Esperanto, seriam necess√°rias 600 horas de estudo de Franc√™s, de Italiano, de Espanhol, de Portugu√™s, de Alem√£o e de Escandinavo. O Grego demandaria 800 horas, o Russo, 1100 horas, o √Ārabe, 1500 horas, o Chin√™s oficial (chamado por aqui de Mandarim) e o Japon√™s demandariam 2200 horas. Novamente: para o mesmo grau de aquisi√ß√£o da l√≠ngua conseguido com apenas 100 horas de estudo do Esperanto.

Com apenas 130 anos de exist√™ncia, a L√≠ngua Internacional Esperanto est√° presente hoje em quase todo o planeta. Embora a ONU registre 193 pa√≠ses, existem outros que n√£o pertencem √†quela organiza√ß√£o. A empresa de cart√Ķes de cr√©dito VISA, por exemplo, emite mensalmente faturas em 249 pa√≠ses. Um levantamento feito at√© 11 de dezembro de 2010, demonstrou a presen√ßa do Esperanto em 242 pa√≠ses do mundo. O espalhamento da L√≠ngua Internacional Neutra tem hoje abrang√™ncia planet√°ria √≠mpar.

O Esperanto é uma língua em plena atividade. Para que se tenha uma ideia, a Google oferece seus serviços de busca também em Esperanto e seu tradutor traduz de e para o Esperanto. A rede social Facebook oferece seus serviços em Esperanto, de forma que sua página pessoal pode figurar na língua internacional. Assim como o navegador Mozilla Firefox. A plataforma Windows possui caracteres para o Esperanto, de forma que é possível escrever na língua internacional em todos os seus programas. O sistema operacional Linux também tem versão na língua internacional e o OpenOffice pode ser configurado para essa língua oferecendo corretor ortográfico em Esperanto. A Wikipedia em Esperanto (https://eo.wikipedia.org) apresenta hoje 237 mil artigos na língua neutra internacional, traduzidos ou escritos por quem fala a língua.

Na China o Esperanto √© ensinado em v√°rias escolas de ensino b√°sico como mat√©ria opcional e em algumas universidades do pa√≠s existem cursos de p√≥s-gradua√ß√£o em Esperanto e esperantologia. O que tamb√©m existe em algumas Universidades pelo mundo. Universidades de muitos pa√≠ses, inclusive do Brasil, oferecem cursos livres de Esperanto. Na Hungria o Esperanto j√° √© mat√©ria opcional nos exames de admiss√£o em cursos superiores (vestibulares) desde o ano 2000, e √© uma das quatro op√ß√Ķes mais escolhidas pelos candidatos.

Esses são apenas alguns dados do que é a língua neutra internacional nos dias de hoje. Há muito mais para descobrir.

Ent√£o, saia da caixinha, amplie seus horizontes: venha aprender Esperanto!

……………………………………….

SOBRE O CURSO

O curso da L√≠ngua Internacional Esperanto ser√° oferecido em quatro m√≥dulos de um semestre letivo cada e est√° planejado em conformidade com o ‚ÄúQuadro Europeu Comum de Refer√™ncia para as L√≠nguas: aprendizagem, ensino, avalia√ß√£o‚ÄĚ. Esse quadro de refer√™ncia, um dentre v√°rios existentes no mundo, vem sendo adotado na maioria dos cursos de l√≠nguas no Brasil, tanto em escolas de l√≠nguas quanto em universidades como a PUC e USP, por exemplo, al√©m de estar vigendo nos pa√≠ses da Uni√£o Europeia. Um quadro de refer√™ncia prop√Ķe n√≠veis para cursos de l√≠nguas e estabelece o n√≠vel de conhecimento pretendido para cada n√≠vel, sem determinar m√©todo ou metodologia de ensino.

OBJETIVOS EM CADA M√ďDULO

M√ďDULO I

Objetivo:
Tornar o aluno capaz de compreender e usar express√Ķes familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e √© capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode se comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

Tornar o aluno capaz de compreender frases isoladas e express√Ķes frequentes relacionadas com √°reas de prioridade imediata (p. ex.: informa√ß√Ķes pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). √Č capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informa√ß√£o simples e direta sobre assuntos que lhe s√£o familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua forma√ß√£o, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
M√ďDULO II

Objetivo:
Tornar o aluno capaz de compreender as quest√Ķes principais, quando √© usada uma linguagem clara e padronizada e os assuntos lhe s√£o familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). Tornar o aluno capaz de lidar com a maioria das situa√ß√Ķes encontradas na regi√£o onde se fala a l√≠ngua-alvo. √Č capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe s√£o familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experi√™ncias e eventos, sonhos, esperan√ßas e ambi√ß√Ķes, bem como expor brevemente raz√Ķes e justifica√ß√Ķes para uma opini√£o ou um projeto.

Tornar o aluno capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discuss√Ķes t√©cnicas na sua √°rea de especialidade. √Č capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade e √† vontade com falantes nativos, sem que haja tens√£o de parte a parte. √Č capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de v√°rias possibilidades.
M√ďDULO III

Objetivo:
Tornar o aluno capaz de compreender um vasto n√ļmero de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados impl√≠citos. √Č capaz de se exprimir de forma fluente e espont√Ęnea sem precisar procurar muito as palavras. Tornar o aluno capaz de usar a l√≠ngua de modo flex√≠vel e eficaz para fins sociais, acad√™micos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o dom√≠nio de mecanismos de organiza√ß√£o, de articula√ß√£o e de coes√£o do discurso.
M√ďDULO IV

Objetivo:
Tornar o aluno capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discuss√Ķes t√©cnicas na sua √°rea de especialidade. √Č capaz de se comunicar com certo grau de espontaneidade e √† vontade com falantes plenos, sem que haja tens√£o de parte a parte. √Č capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de v√°rias possibilidades.

O curso da L√≠ngua Internacional Esperanto ser√° ministrado e certificado em parceria com a C√Ęmara Brasileira da L√≠ngua Internacional Esperanto.



A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_lers3mqftpn1rg2opsranclk50, O_RDWR) failed: No such file or directory (2)

Filename: Unknown

Line Number: 0

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session)

Filename: Unknown

Line Number: 0